WorldCat Identities

Silva, Márcia Regina Barros da

Overview
Works: 10 works in 15 publications in 1 language and 63 library holdings
Genres: History 
Roles: Author, Editor
Classifications: R761.A6, 610.981
Publication Timeline
.
Most widely held works by Márcia Regina Barros da Silva
O laboratório e a República : saúde pública, ensino médico e produção de conhecimento em São Paulo (1891-1933) by Márcia Regina Barros da Silva( Book )

3 editions published in 2014 in Portuguese and held by 28 WorldCat member libraries worldwide

Estratégias da ciência : a história da Escola Paulista de Medicina (1933-1956) by Márcia Regina Barros da Silva( Book )

3 editions published in 2003 in Portuguese and held by 15 WorldCat member libraries worldwide

Arnaldo Vieira de Carvalho e a história da medicina paulista (1867-1920)( Book )

2 editions published in 2012 in Portuguese and held by 12 WorldCat member libraries worldwide

Construindo uma instituição : Escola Paulista de Medicina (1933-1956) by Márcia Regina Barros da Silva( Book )

1 edition published in 1998 in Portuguese and held by 2 WorldCat member libraries worldwide

O ensino médico em São Paulo e a criação da Escola Paulista de Medicina by Márcia Regina Barros da Silva( )

1 edition published in 2001 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Analisa a criacao da Escola Paulista de Medicina (EPM), procurando discutir o papel desempenhado pelas ciencias da saude no processo de constituicao da sociedade paulista, principalmente na decada de 1930. Pretende tambem contribuir para o entendimento das funcoes que a ciencia assume na organizacao social, percebendo ao mesmo tempo os processos de constituicao do campo medico em particular.(AU)
O ensino medico em debate: Sao Paulo - 1890 a 1930 by Márcia Regina Barros da Silva( )

1 edition published in 2002 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Analisa os projetos de criacao de instituicoes de ensino medico em Sao Paulo, entre 1890 e 1930. O caso paulista e especifico no Brasil em dois aspectos: primeiro, a inexistencia de uma escola medica ate o inicio do seculo XX; segundo, a defasagem entre a primeira lei que previa a instalacao da instituicao, em 1891, e a instalacao de fato de uma faculdade oficial no estado, em 1913. A perspectiva adotada e de que esse processo deveu-se essencialmente a uma tentativa de homogeneizacao do campo medico local. Por um lado, pelo esforco de sobrepor a fala medica a de outros grupos relacionados a saude, principalmente o farmaceutico. Por outro lado, pela procura de caracterizar a producao de conhecimento local nos moldes de uma medicina laboratorial, tanto em seu vies terapeutico quanto no experimental. A conclusao e que somente apos a obtencao de consenso sobre esses temas foi possivel a criacao de uma escola medica em Sao Paulo na qual se pudessem relacionar ensino e medicina experimental. (AU)
A criacao da Escola Paulista de Medicina no contexto da historia social das ciencias by Márcia Regina Barros da Silva( Book )

in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Aborda a criacao da Escola Paulista de Medicina (EPM) enquanto instituicao cientifica que permitiu discutir o papel desempenhado pelas ciencias da saude no processo de constituicao da sociedade paulista no inicio dos anos 30, analisando as relacoes estabelecidas entre os agentes ligados a EPM e o corpo social do qual faziam parte, pensando tambem algumas das especificidades da educacao medica e das atividades cientificas produzidas no periodo 1933-1956.(AU)
Escola Paulista de Medicina: expansao e descentralizacao da medicina em Sao Paulo nos anos 30 by Márcia Regina Barros da Silva( )

1 edition published in 1997 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Reflete as especificidades da educacao medica produzida no Estado de Sao Paulo, por uma instituicao como a Escola Paulista de Medicina (EPM) em relacao ao quadro geral da formacao medica nos anos 30, periodo da fundacao desta instituicao. (AU)
Recortes da Memória: lembranças, compromissos e explicações sobre a EPM by Valdir Reginato( Book )

1 edition published in 2009 in Undetermined and held by 1 WorldCat member library worldwide

O mundo transformado em laboratório : ensino médico e produção de conhecimento em São Paulo de 1891 a 1933 by Márcia Regina Barros da Silva( Book )

1 edition published in 2004 in Portuguese and held by 1 WorldCat member library worldwide

Este trabalho analisa as mudanças que ocorreram em São Paulo, entre o final do século XIX e início do século XX, e que permitem compreender como nesse período o ensino de medicina passou a fazer parte das relações entre saúde e sociedade. Foram examinadas as propostas de ensino surgidas entre os anos de 1891, quando da primeira lei que previu a instalação de uma escola médica no estado, e 1933, ano de criação da segunda faculdade de medicina paulista. Nesse período ocorriam diversas transformações nas relações médico científicas e na maneira de organizar o universo médico paulista, que também foram discutidas no trabalho. Criaram-se novas instituições como o Serviço Sanitário de São Paulo, as primeiras revistas médicas e a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Além disso outras instituições existentes passavam por modificações, como o hospital da Santa Casa de Misericórdia e seus serviços. Estabelecida em 1912, a Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo estava em sintonia com aquelas transformações. Após a primeira turma de formados pela Faculdade em 1918 o universo médico se ampliou, com a criação de novas revistas e a consolidação da medicina experimental como uma forma hegemônica de produção de conhecimento e de trabalho médico. Minha intenção foi a de discutir como os processos de configuração do Estado, da nação e da república brasileira, na virada do século XIX, estavam intimamente relacionados co
 
Audience Level
0
Audience Level
1
  Kids General Special  
Audience level: 0.83 (from 0.78 for O laborato ... to 0.99 for O laborato ...)

Alternative Names
Barros da Silva, Márcia Regina

Da Silva, Márcia Regina Barros

Rios, Márcia

Languages